sexta-feira, 19 de dezembro de 2008


06 de maio de 1997

W.H, estou a pensar no que faz um homem se levantar todos os dias, a cada manhã, anos a fio, numa busca incerta, num mundo povoado de juízes prontos a disparar suas certezas inquestionáveis.
Nós, máquinas desejantes que somos, percorremos atalhos e labirintos em busca do verbo que nos lance no lago invisível e gélido e cáustico da vida imaginária. E nos cobrem diuturnamente o manto áspero do tempo inenarrável que não possibilita o retôrno à fonte primária; outra que não seja a morte transeunte. Não sei exatamente o porquê mas estou a pensar também na viagem que fizemos ao Peru. Tenho o desejo de experimentar novamente a sensação de estar num ônibus que desliza às margens do Titicaca mas sei que é impossível se banhar duas vezes no mesmo rio, não é mesmo ? ( alguém o disse..)
Lu, Antônia, Sandra (?), o "dono" da cidade de Machupicchu, o Pub, as chollitas, a vida que não cessa, a memória vaga, a mulher que passa...
W.H, me vejo com ambições que me soam hoje descabidas, inúteis, e, por que não dizer, imbecis. Conseguir recriar uma realidade caótica, insípida, cotidianamente estéril. Aprender " a fazer da queda um passo de dança..."
(...)
Uma refeição decente é o meu mais intenso pensamento agora. É meio-dia e, às vezes, me sinto envolto em uma batalha invisível onde a fome e o sexo estão em combate mortal para reproduzir os desejos da carne.
Lembrei-me do nome do livro que creio que devemos ler: Ascese, os salvadores de Deus. De Nikos kazantzákis. Ed.Ática.
W.H, em que medida podemos expandir a área da nossa consciência? Como poderiamos fazê-lo sem que isso explodisse o nosso cotidiano (seguro, adorável e repleto de desertos ) ? Não ! Não há respostas definitivas, eu sei.
Meu jovem amigo, nos protegem velhas lacunas de um " tempo sem memória ".
(...)
Comentamos sobre o fato de que o homem, entre cem caminhos, ter que escolher apenas um e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove, lembras-te disso ? Acho que, na parede da memória, todos os quadros doem desiguais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário